Todas as variantes da diabetes
A diabetes tem muitas formas diferentes: algumas mais graves, como a diabetes de tipo 1, outras mais comuns, tais como a diabetes de tipo 2, ou outras relacionadas, por exemplo, com a gravidez, tais como a gestacional. Mas todos estes diferentes tipos de diabetes têm um fator comum: a hiperglicemia, o excesso de açúcar no sangue.
A diabetes é uma patologia que ocorre devido a um mau funcionamento do metabolismo, em particular para a produção de insulina, uma hormona libertada pelas células do pâncreas necessária para absorver os açúcares.
As diferentes formas da diabetes
A diabetes apresenta-se em muitas variantes: da diabetes comum de tipo 2 até às formas mais raras, tais como a diabetes de tipo 1, a diabetes gestacional ou a secundária, devido a cirurgias, alcoolismo e drogas. Todas estas formas de diabetes têm um denominador comum: a deficiência de insulina e a hiperglicemia, um nível descontrolado de açúcar no sangue.
Diabetes de tipo 1, um problema do sistema imunitário
A diabetes de tipo 1 é a forma mais rara e mais grave desta doença: em média, 2-3 em cada mil italianos sofrem desta doença. O responsável principal da diabetes de tipo 1 é o sistema imunitário, o sistema de defesa do corpo humano. Na diabetes de tipo 1, o sistema imunitário não reconhece as células que libertam insulina e destrói-as anulando, por engano, a produção desta hormona importante para o corpo humano. O aparecimento da diabetes de tipo 1 é mais comum durante a adolescência e nos jovens, podendo surgir em qualquer idade! A diabetes de tipo 1 também pode surgir em resultado de uma infeção viral.
A diabetes de tipo 2, a mais frequente
A diabetes de tipo 2 é muito mais comum do que a diabetes de tipo 1: na ausência de uma resposta definitiva da ciência médica, a diabetes de tipo 2 é frequentemente associada à obesidade ou a um errado estilo de vida. A origem da diabetes de tipo 2 está nas células do pâncreas, que não produzem quantidades suficientes de insulina. Atualmente, a diabetes de tipo 2 já está a aumentar entre os jovens, mas manifesta-se geralmente na idade adulta.
Diabetes gestacional: uma variante feminina
Comparado com a diabetes de tipo 1 e com a diabetes de tipo 2, a diabetes gestacional está ligada ao período de gravidez. É um problema no feminino que surge devido a uma disfunção hormonal na produção de insulina ou a fatores hereditários. Por norma, os níveis de açúcar no sangue são repostos após o parto, mas a diabetes gestacional também é um fator que aumenta a probabilidade de desenvolver diabetes de tipo 2 no futuro.
Secundária... mas não muito
Para além da diabetes de tipo 1, de tipo 2 e gestacional, no grande dicionário médico desta doença existem outras variantes. Como, por exemplo, as formas de diabetes devidas a cirurgias ou inflamações do pâncreas, que danificam as células que produzem insulina. Não podemos esquecer a diabetes resultante do alcoolismo, onde o sistema metabólico está a ser literalmente envenenado.