5 mitos sobre a diabetes, da dieta ao estilo de vida
Circulam mitos e informações sobre a diabetes nem sempre fundamentadas. Eis os 5 mitos sobre a diabetes: começando na dieta, passando pelo consumo de açúcar até chegar às injeções de insulina.
Mito 1: se comer muito açúcar fica com diabetes
O primeiro mito a desfazer Certamente existe uma ligação direta entre a diabetes e o consumo de açúcar. A Food and Drug Administation americana criou há cerca de trinta anos uma equipa de investigação que concluiu não haver qualquer evidência comprovada de que o consumo de açúcar pode induzir a diabetes.
Mito 2: uma dieta diferente das outras pessoas para a diabetes
Se tem diabetes, não caia na armadilha da "dieta para doente". O segundo mito a desfazer é que tem de seguir uma alimentação diferente da dos outros. Pode comer livremente tudo o que está no seu menu ideal, desde que respeite o equilíbrio das quotas de carboidratos, proteínas e gorduras e a quantidade de calorias necessárias para o seu organismo. Exatamente como qualquer um deveria fazer! A única diferença é que, se tiver diabetes, não tem outra escolha.
Mito 3: Doces sempre proibidos se tiver diabetes
É guloso? Fique tranquilo, pode comer doces como todos, mas no momento certo: sempre no final de uma refeição. Se comer um gelado muito tempo depois da refeição, corre o risco de ter um pico hiperglicémico de difícil controlo. Após a refeição, um café com uma colher de chá de açúcar eleva menos a glicémia no sangue do que um café a meio da tarde. Entretanto, lembre-se que a quantidade de açúcar que decide comer deve fazer parte da quantidade de açúcar que normalmente pode assumir. Em palavras simples, isto significa: comer uma fatia de bolo, mas renunciar ao pão ou às massas.
Mito 4: todas as pessoas com diabetes precisam de insulina
Nem toda a gente que tem diabetes precisa de insulina: isto é verdade apenas se tiver diabetes de tipo 1. Se lhe foi diagnosticada diabetes de tipo 2, não precisará necessariamente de insulina ao longo da sua vida, apesar de poder acontecer. Será o seu diabetologista a indicar a terapia mais adequada para si.
Mito 5: as injeções de insulina são dolorosas
Se tem medo da agulha, descanse: os instrumentos atuais disponíveis para a gestão da diabetes permitem injeções quase, se não totalmente, indolores. Talvez seja ligeiramente mais incómoda a picada na ponta do dedo para medir a glicemia. Mas é tudo muito subjetivo.