10 pessoas famosas com diabetes: histórias e curiosidades
Atores, escritores, músicos e Prémios Nobel: a diabetes também afeta as celebridades. Encontra-se aqui uma lista de VIP e grandes artistas que convivem com a diabetes. Não se trata de exemplos a seguir caso sofra de diabetes, mas simplesmente de uma lista de curiosidades e breves histórias - às vezes até um pouco bizarras - sobre as suas dietas e hábitos.
Quem tem diabetes pode ganhar o Prémio Nobel ou uma medalha de ouro nos Jogos Olímpicos. Personagens do desporto, música e cinema convivem há anos com a diabetes: uma demonstração de que quem tem esta patologia é completamente normal e pode conseguir grandes feitos na vida profissional.
Diabetes e vidas de Óscares
O ator galardoado com um Óscar, Tom Hanks, 57 anos, anunciou em 2013 ter diabetes durante uma entrevista no Late Show de David Letterman. Parece que a diabetes de Tom Hanks é devida à uma má gestão do peso corporal devido ao seu trabalho. Em 1992, ganhou 13 kg para representar o jogador de beisebol Jimmy Dugan no filme Liga de Mulheres (A League of Their Own). Em 2000, perdeu mais 20 kg para rodar o Náufrago (Cast Away). Um desequilíbrio físico que, de acordo com muitos especialistas, está entre as causas da diabetes.
A hemocromatose
O escritor Ernest Hemingway, galardoado com o Prémio Nobel, suicidou-se em 1961, mas sobreviveu à diabetes, a um cancro da pele, hepatite e dois acidentes aéreos. A diabetes do autor de o "O velho e o mar" era devida a hemocromatose hereditária. É uma patologia hereditária causada por uma anomalia do metabolismo, que faz acumular quantidades significativas de ferro em alguns órgãos, tais como o intestino e o pâncreas.
Cinco refeições por dia contra a diabetes
A terapia principal seguida pela atriz, fisicamente deslumbrante, Halle Berry, para controlar a seu diabetes é a dieta dos 5 fatores. O menu anti-diabetes, neste caso, inclui cinco refeições por dia, com base em cinco alimentos diferentes: proteínas magras, carboidratos complexos, fibras, gorduras boas e uma bebida sem açúcar.
Para a diabetes, abstinência até às 15h
Primeira regra: nunca comer antes das 15h. Para o tenor Luciano Pavarotti, que morreu em 2007, a rotina diária da dieta para a diabetes começava com a abstinência absoluta de alimentos até ao início da tarde, seguida por um "pequeno-almoço” à base de bife e salada. O jantar na mesa anti-diabetes do famoso cantor lírico tinha apenas uma porção de peixe acompanhada por salada.
A dieta do Kremlin
Mikhail Gorbachev, o último presidente da União Soviética, sempre conviveu com a diabetes, seguindo uma dieta alimentar rigorosa conhecida como a dieta do Kremlin: apenas refeições frias, como saladas e vegetais crus. Em alternativa, para se manter dentro do âmbito da dieta para a diabetes, eram sempre servidas refeições com alimentos pobres, tais como sopa de aveia e risotos.
Diabetes e Água de Vichy
Um dos pais do movimento impressionista e da arte moderna, o pintor francês Paul Cézanne, morreu no início do século XX, precisamente por causa da diabetes. Nos últimos anos, sempre devido à diabetes, já não conseguia distinguir entre o azul e o verde. Para controlar a doença, submeteu-se regularmente a tratamentos com água termal de Vichy.
A diabetes é combatida com uma foto no frigorífico
Também Elizabeth Taylor, apesar de nunca ter confirmado, tinha diabetes. A atriz, que na década de sessenta foi considerada a mulher mais bonita do mundo, no final dos anos oitenta começa uma dieta e escreve "Elizabeth takes off", um livro onde conta a sua dieta. É um programa alimentar reconhecido hoje como sendo finalizado a controlar os efeitos da diabetes. Para desencorajar qualquer fraqueza com a alimentação, a atriz colava dentro do frigorífico uma sua foto onde aparecia com evidente excesso de peso.
A diabetes no snowboard
Quando era pequeno, ia à casa de banho até 12 vezes por noite: apesar da diabetes, Cris Southwell entrou no top 20 do snowboard mundial. Para controlar a sua diabetes, consome três refeições por dia: pequeno-almoço com frutas e cereais, ao almoço um prato de massa ou outro para repor os hidratos de carbono e sopa ou legumes ao jantar.
Bruços ou mariposa, é possível nadar com a diabetes
Woody Allen, diretor, escritor e ator, convive há anos com a diabetes, seguindo uma dieta e um treino que se tornou célebre. Todos os dias de manhã anda durante meia hora nas ruas de Nova York. Quando o trabalho permite, mergulha na piscina para dar algumas braçadas, rigorosamente apenas bruços ou mariposa.
Um caso "especial" de diabetes
Cathy Freeman tem diabetes e é uma velocista e campeã olímpica australiana. Graças a um corpo super-treinado, pode permitir-se alguns pequenos "pecados" para quem tem diabetes. Na sua dieta, não renuncia às bananas, frutas com uma elevada percentagem de açúcar que, sem as devidas precauções, poderia desencadear uma crise nas pessoas com diabetes que não tenham o mesmo treino.