Teste de ovulação, a ciência do "momento certo"
Não consegue engravidar? Primeira regra, tente não entrar em stress! Existem testes que a podem ajudar, pelo menos, a saber quando chega o "momento certo". Estamos a falar de testes de ovulação, que indicam quando o seu período fértil está ativo. Vamos aprender a conhecê-los em conjunto.
Sabe que: engravidar às vezes não é tão fácil como dar um passeio. Para além dos problemas mais graves, mas não insuperáveis, tais como a infertilidade, por exemplo, e também um série de erros não marginais, tais como o cálculo do período de fertilidade. É aqui que o teste de ovulação pode ser o mais indicado para si: ajuda a saber quando é o seu período fértil.
Hormona LH, o tempo está a esgotar-se
O teste de ovulação rastreia a hormona luteinizante, abreviada como LH, uma substância libertada durante a fase ovulatória. Normalmente, no momento do primeiro teste positivo, não terá à disposição semanas, mas cerca de 36-48 horas para ter relações Em suma, o tempo está-se a esgotar...!
O teste de ovulação de caneta
O método mais simples e mais prático, se quiser calcular a hormona LH, é o teste de ovulação em stick. Normalmente, é necessário mergulhar a caneta numa amostra de urina e terá uma resposta em poucos minutos. Pode ser vendido em embalagens de várias unidades, para que possa repetir o exame até que a hormona LH atinja a seu pico.
O momento certo com um microchip
Se for uma mulher moderna e não teme as novas tecnologias, pode usar um tipo de teste onde a urina encapsulada numa caneta é analisada por um processador, que dirá exatamente quando chega o momento certo. Neste caso, o teste de ovulação, para além da hormona LH, também calcula os valores de estradiol, outra hormona associada à ovulação.
Teste de ovulação com LH e estradiol
Quando os valores indicados pelo teste de ovulação forem dois, hormona LH e estradiol, deve aprender a ler o resultado. Normalmente, podem aparecer duas linhas, uma para cada um dos dois parâmetros. Em alguns casos, as duas linhas podem ser inversamente proporcionais: uma maior concentração de LH é indicada pelo aumento da intensidade da cor da linha, enquanto que o aumento de estradiol é indicado através da diminuição da intensidade. Eis o que isso significa: se estiver longe da ovulação, a linha de estradiol será muito evidente e a linha de LH praticamente ausente.... e vice-versa, quando a linha de estradiol for muito fraca e a de LH for muito intensa... a ovulação está iminente! Nesse caso, está à espera do que? Não perca tempo!