Ganhe confiança com a sua gravidez
Pensa que está grávida, mas não tem a certeza? Confie num teste de gravidez. Vamos aprender agora em conjunto tudo o que precisa de saber sobre o seu funcionamento: desde a medição das hormonas até ao melhor momento para fazer o teste. E para não errar... eis também algumas pequenas sugestões a seguir.
Sabe o que é a hormona da gravidez?
Para se familiarizar com o teste de gravidez tem que conhecer antes de tudo a chamada hormona da gravidez. O seu nome é hCG, abreviatura de gonadotrofina coriónica, e é a hormona secretada pelas células da futura placenta, assim que o embrião se instalar no útero. Isto significa que, quando aumenta, são boas notícias!
Muitos testes de gravidez, um único princípio
É importante que saiba que os testes de gravidez funcionam todos do mesmo modo. Partem do mesmo princípio: determinar se a sua urina contém a hormona da gravidez, que é libertada a partir de uma semana após a fecundação. Obviamente, não há qualquer vestígio desta hormona se não estiver grávida!
Faça o teste de manhã e evite beber
Decidiu fazer um teste de gravidez? Comece a contar: o teste tradicional é fiável, se o fizer cerca de duas semanas após a relação desprotegida, ou após o terceiro dia a partir da suposta ocorrência do ciclo. Um conselho? Planear sempre de manhã. Deve saber que a concentração da hormona hCG na urina é mais alta na primeira parte do dia. Outra pequena regra a seguir: evitar beber antes de fazer o teste de gravidez, evitando assim o efeito de "diluição" da hormona da gravidez.
As regras de ouro dos testes de gravidez
Quase todos o testes de gravidez são semelhantes a uma caneta - uma espécie de caneta - que tem de mergulhar entre três a cinco minutos na amostra da sua urina
O teste de gravidez digital, mais claro do que isso!
Em alguns modelos de testes de gravidez, como nos digitais, em alternativa a uma linha vertical ou horizontal, também pode ler a mensagem 'está grávida' ou 'não está grávida', ou ver uma carinha triste ou sorridente a comunicar o resultado. Se o resultado do teste não for claro, então recomendamos que o repita alguns dias após a primeira tentativa.
E se o teste disser que "não está grávida"?
Lembre-se que o resultado do teste deve ser sempre confirmado por análises ao sangue prescritas pelo seu ginecologista, após o teste de gravidez que realizou sozinha. Normalmente, se o resultado for positivo, é muito difícil que o teste de gravidez esteja errado. Se for negativo, também poderá estar grávida: isto pode acontecer, por exemplo, se tiver feito o teste muito cedo, sem respeitar os tempos recomendados. A solução para dissipar as dúvidas? Refazer o teste de gravidez depois de uma semana, só assim poderá ter a certeza do resultado.