
Para cada injeção, a seringa certa
Vamos descobrir em conjunto a seringa adequada para cada injeção, desde a insulina até ao antibiótico, e medicamentos fotossensíveis. E ainda... qual o comprimento das agulhas? Para as crianças são utilizadas as mesmas seringas?
Chegou a hora da injeção e cada seringa é um mundo à parte. Primeiro que tudo conta a quantidade de medicamento a injetar, o tamanho do paciente e, se a levar a injeção for uma criança, a agulha deve ser a correta.
Injeção subcutânea ou intramuscular?
Para cada medicamento, a sua seringa! Para a insulina, por exemplo, utiliza-se a seringa para injeção subcutânea: algumas estão já pré-carregadas com a dose recomendada de insulina. E se tiver de administrar antibióticos? Então utilize a seringa para injeção intramuscular de 5 ml.
A seringa para medicamentos fotossensíveis
E se a seringa tiver de ser carregada com um medicamento fotossensível, que se altera quando entra em contacto com os raios solares? Existem tipos de seringa, tais como a de cor âmbar, que não permitem a passagem de luz. Para outras terapias mais exigentes, como no tratamento da dor, são usadas por vezes outras seringas com um fecho luer-lock, que permite libertar lentamente o medicamento. São dispositivos que possuem um revestimento externo com consideráveis propriedades de proteção que conseguem refletir os raios do sol e evitar o sobreaquecimento do suporte.
A seringa "à medida dos" recém-nascidos
Algumas palavras simples. A comunidade científica afirma que: “uma agulha de 25 mm é considerada adequada para todas as idades, exceto para os recém-nascidos muito pequenos, onde o mais indicado é usar uma agulha de 8 a 16 milímetros.”