Onde dar as injeções?

No braço não pode injetar muito medicamento, na nádega pode dar a injeção apenas numa posição deitada. Perto da rótula, por vezes dói. Encontram-se aqui todas as informações sobre as áreas onde dar uma injeção.

A injeção na nádega, primeira da lista

A zona normalmente considerada mais adequada para a injeção é na nádega direita ou esquerda. Normalmente imaginamos a área da picada como se fosse dividida em 4 quadrantes: o ponto certo é o quadrante superior externo, no centro. A injeção na nádega não pode ser dada de pé, mas apenas na posição deitada com o fémur rodado internamente: isto reduz o mais possível a dor no local da injeção. Não é indicada para recém-nascidos ou bebés com menos de 3 meses: os seus músculos ainda não estão suficientemente desenvolvidos nesta área.

Injeção no músculo deltoide

As injeções no músculo deltoide são efetuadas na parte mais compacta do músculo. No entanto, devido às pequenas dimensões desta área, o volume e o número de injeções que normalmente se administram são limitados. Esta é, por exemplo, a zona preferida para as vacinas.

Injeção perto da rótula

Ao injetar na zona média anterior da coxa - também chamada área reto-femoral - a absorção do medicamento é mais lenta do que no braço, mas é mais rápida do que na nádega. Pode ser utilizada quando as outras são contraindicadas. O que deve saber? Os médicos referem que a injeção nesta área pode causar dor.

Injeção entre o fémur e joelho

A injeção entre o fémur e o joelho oferece algumas vantagens: a área da picada é de fácil acesso e não é dolorosa, porque não existem grandes vasos sanguíneos ou estruturas nervosas. É frequentemente utilizada em crianças com menos de 3 meses: o músculo vasto-lateral é o mais desenvolvido nos primeiros meses de vida.

Injeção na anca

De fácil acesso, espessura máxima do músculo... é por isso que a anca é frequentemente utilizada como uma "zona-alvo" para as injeções, tanto em adultos como em crianças com mais de 7 meses. Para encontrar a área da picada, coloque a palma da mão sobre a parte superior externa da coxa, onde se encontram as nádegas. Aponte o polegar para a virilha e os dedos para a cabeça. Resultado? Forma-se uma espécie de triângulo em V com os dedos, onde o indicador fica separado dos outros três dedos: o local para dar a injeção está no meio do triângulo.

Foi útil para si?

Este formulário não necessita de resposta. Para qualquer dúvida ou pedido de informações, utilize o formulário na página "Contactos".

Também pode estar interessado em:
  • A injeção intramuscular em 10 passos

    Quer saber mais sobre a injeção intramuscular? A necessidade de massagem após a injeção: vamos rever em conjunto todo o ABC da injeção intramuscular com uma seringa descartável.

    Saiba mais
  • 5 truques para uma injeção... sem dor!

    Alguns truques, conselhos práticos e psicológicos para enfrentar melhor o encontro com uma injeção. O relaxamento e uma massagem na área da injeção antes da picada podem tornar a tarefa menos dolorosa.

    Saiba mais
  • Conhece as 2 principais técnicas de injeção?

    Golpe de seta ou técnica em Z? Vamos apresentar-lhe as duas técnicas de injeção principais: o método padrão e a técnica em Z.

    Saiba mais