O tétano, uma infeção que começa na ferida
O tétano é causado pelos esporos de Clostridium tetani, uma bactéria alojada frequentemente no solo, bem como em seringas infetadas, que entra no corpo humano através de uma ferida. Muitas vezes, o tétano começa com um simples acidente, mas as consequências, na ausência de vacinação, também podem ser graves.
O tétano surge muitas vezes através de um corte ou de uma ferida que, à primeira vista, pode parecer inofensiva. Na verdade, é melhor não subestimar uma ferida porque o tétano é uma infeção perigosa, que pode ter consequências graves em pessoas não vacinadas. Os casos de tétano estão a aumentar, em parte por causa das novas tendências, tais como piercings e tatuagens, técnicas de decoração do corpo que fazem uso de agulhas. É por isso que é essencial vacinar-se.
Tétano: uma bactéria que entra no corpo através de uma ferida
O tétano é causado pelos esporos de Clostridium tetani, uma bactéria que se encontra frequentemente no solo, mas também em seringas infetadas. Quando a bactéria se infiltra no organismo através de uma ferida, liberta no sangue uma toxina que provoca os sintomas do tétano. É uma toxina muito poderosa: a dose letal para um homem é de cerca de 7 milionésimos de miligrama.
Tétano: os indivíduos mais em risco são os idosos
O principal fator de risco do tétano é a ausência de vacinação. Por esta razão os idosos, muitos dos quais não foram vacinados quando eram crianças, representam a população mais em risco de contrair tétano. A única coisa a fazer neste caso é marcar a sua vacinação antitetânica o mais depressa possível. Na lista de quem deve ser vacinado encontram-se também as crianças no primeiro ano de vida.
Não é a ferrugem o principal perigo para o tétano
Mas que tipo de objetos pode causar tétano? Vamos começar por desconstruir um mito: não é a ferrugem a ser perigosa... Os esporos que causam o tétano encontram-se em primeiro lugar na terra. O germe responsável pelo tétano é eliminado com as fezes dos animais e pode sobreviver muito tempo no ambiente sob a forma de esporos e entrar por engano no corpo humano. É assim que a infeção ocorre.
Na origem do tétano, muitas feridas diferentes
O tétano pode resultar, de modo geral, de qualquer ferida provocada por um objeto contaminado pelos esporos da bactéria Clostridium tetani. Entre as feridas, em condições precárias de higiene, podem encontrar-se as resultantes das novas tendências da moda. Basta pensar na aplicação de piercings e na realização de tatuagens por meio de agulhas não esterilizadas. O tétano pode portanto estar escondido nas agulhas.