Quando o ar acelera a cicatrização da ferida

Deverá ter ouvido muitas vezes que, para cicatrizar uma ferida, é necessário deixá-la oxigenar ao ar livre. Mas nem sempre é assim. Agora vamos explicar quando e porque uma ferida deve ser tapada.

Um conselho: antes mesmo de pensar sobre se deve ou não tapar a ferida, deve atuar para bloquear qualquer perda de sangue. É simples: exerça uma forte pressão com os dedos ou com a palma da mão sobre a área da ferida. Só a seguir poderá desinfetar e proteger a ferida com uma gaze esterilizada ou um penso comum.

Ferida ao ar livre: quando é aconselhável

Se tem uma ferida em processo de cicatrização, deve deixá-la ao ar livre. Se reduzir a quantidade de oxigénio que circula na sua ferida pode abrir o caminho para as bactérias que gostam de viver abrigadas.

Ferida ao ar livre: quando não é aconselhável

A sua ferida está a deitar líquido ou pus? Isto significa que ficou provavelmente infetada. Neste caso, tape a ferida: deve tentar evitar que a infeção se espalhe para outras áreas do seu corpo.

A humidade favorece a cicatrização

Deve saber ainda que alguns tipos de pensos garantem que a sua ferida tenha um ambiente húmido garantindo a oxigenação necessária para uma cicatrização completa, reduzindo assim a probabilidade de cicatrizes inestéticas.

Nunca deixe a ferida aberta ao sol

Se tiver uma ferida, esta deverá estar sempre abrigada da luz solar. As radiações têm um efeito irritante e desidratante nas feridas abertas que pode resultar em consequências graves. Aumenta também o risco de cicatrizes. Geralmente, e também dependendo da gravidade da ferida, deve evitar expô-la ao sol: para as feridas mais graves, falamos de até um ano de "escuridão".

Foi útil para si?

Este formulário não necessita de resposta. Para qualquer dúvida ou pedido de informações, utilize o formulário na página "Contactos".

Também pode estar interessado em:
  • Suturar a ferida, agulha e linha na pele

    Aviso importante: vai precisar de pontos de sutura se fizer uma ferida profunda que atinja a gordura subcutânea. Os pontos para suturar a ferida vão ajudar a cicatrizar a pele e a acompanhar a recuperação dos tecidos. Descrevemos ...

    Saiba mais
  • Calma e sangue frio: 4 sins e 4 nãos para tratar cortes e abrasões

    Cortou-se? Nenhum problema, mantenha a calma. Para reagir a uma ferida ligeira, há algumas coisas a fazer, por exemplo, avaliar o tipo de hemorragia e parar o sangramento. Vamos descobrir em conjunto.

    Saiba mais
Pode interessar-lhe
  • Penso Strip Family

    É um kit de pensos com gaze e com agente antibacteriano (clorexidina), que oferece uma solução para todas as necessidades da família.

    Saiba mais
  • Penso pós-operatório Soffix Med

    É um curativo em tecido não tecido para feridas cirúrgicas extensas, com gaze antibacteriana (clorexidina). Respirável e altamente absorvente.

    Saiba mais
  • Penso pós-operatório AquaBloc

    É um curativo impermeável para feridas cirúrgicas extensas com gaze antibacteriana (clorexidina), fina e transparente. Piscina, mar ou duche deixaram ...

    Saiba mais