Calma e sangue frio: 4 sins e 4 nãos para tratar cortes e abrasões
Cortou-se? Nenhum problema, mantenha a calma. Para reagir a uma ferida ligeira, há algumas coisas a fazer, por exemplo, avaliar o tipo de hemorragia e parar o sangramento. Vamos descobrir em conjunto.
O que fazer: avaliar o corte ou a abrasão
Cortou-se. Tente manter a calma e não entrar em pânico, porque a primeira coisa a fazer para tratar cortes e abrasões exige um mínimo de lucidez. Deve avaliar a extensão do corte ou abrasão em termos de profundidade, um parâmetro que também pode verificar a olho nu. Em seguida, calcule a extensão da ferida: se a ferida for grande e profunda, não hesite e vá imediatamente para as urgências!
O que fazer: tamponar o corte ou a abrasão
A ferida é normalmente acompanhada de uma hemorragia, ou perda de sangue. Se perder muito sangue terá que a ir para o hospital mas, entretanto, observe determinados procedimentos que também são válidos para o tratamento de pequenos cortes ou abrasões. Tampone a ferida com uma gaze limpa, melhor se for embebida com um pouco de água. Em caso de hemorragia arterial, comprima o membro onde se feriu utilizando um cinto ou uma camisa.
O que fazer: lavar o corte
Agora que determinou a extensão da ferida (felizmente não é um corte profundo!), deve desinfetá-la com um produto específico, tal como água oxigenada ou outras soluções, para evitar que as bactérias e microrganismos se infiltrem no seu corpo e causem uma infeção. O desinfetante, para além de eliminar as bactérias, ajuda também a estancar a perda de sangue.
O que fazer: colocar um penso sobre o corte ou abrasão
Não se preocupe, quase terminou o tratamento do o seu corte ou abrasão. Chegou o momento do penso, que o irá ajudar a isolar a ferida contra eventuais ameaças, tais como vírus e bactérias, presentes no ambiente exterior. O primeiro tratamento deve ser imediato e deve ser controlado com frequência: se a pele em torno da ferida ficar vermelha, consulte um médico.
Não fazer: algodão hidrófilo
Para tratar cortes e abrasões, evite o algodão hidrófilo, mesmo na forma de discos desmaquilhantes. O algodão hidrófilo larga, de facto, fibras nas feridas que facilitam a infeção e retardam a cicatrização.
Não fazer: atenção à sujidade
Mantenha sempre o seu corte limpo e não deixe acumular sujidade, sangue e fluidos na superfície da pele afetada. Na ausência de uma limpeza adequada, a sua ferida demorará a cicatrizar e pode até piorar.
Não fazer: bronzear a ferida
Se tratou a ferida corretamente e se já se está a cicatrizar, uma das piores coisas que pode fazer é expor o corte ao sol. As radiações secam a pele, eliminando a humidade necessária para cicatrizar a ferida.
Não fazer: usar álcool
Um conselho: para tratar um corte ou uma abrasão, será melhor não usar álcool desnaturado; corre o risco de queimar a ferida e aumentar assim o risco de infeções.