Teve uma entorse? Veja aqui como atuar!
Se teve uma entorse, por exemplo no joelho ou no tornozelo, deve saber reconhecer os sintomas da entorse e o que fazer para atuar da maneira correta, com tranquilidade. Veja aqui algumas regras simples para intervir atempadamente... e não ficar sem saber o que fazer perante uma entorse!
Se teve uma entorse, por exemplo no joelho ou no tornozelo, deve saber reconhecer os sintomas da entorse e o que fazer para atuar da maneira correta, com tranquilidade. Veja aqui algumas regras simples para intervir atempadamente... e não ficar sem saber o que fazer perante uma entorse! Em primeiro lugar, é bom que saiba que, em caso de entorse, existe uma verdadeira sequência de intervenções terapêuticas próprias que se chama P.R.I.C.E. (Protection, Rest, Ice, Compression, Elevation) ou seja, proteção, repouso, gelo, compressão, elevação: um protocolo dividido em 5 etapas. Estas não são manobras que exigem um diploma de medicina, tem apenas de se lembrar de alguns passos simples.
Dor e calor: aconteceu uma entorse
Estava um pouco distraído, apoiou mal um pé e sofreu uma entorse? Primeira coisa: aprender a reconhecer os sinais de alerta de uma entorse. É provável que a sua articulação comece a inchar, pode sentir dor e uma sensação incómoda de calor. Talvez não consiga andar tão facilmente, caso se tenha magoado a um membro inferior, por isso evite piorar a situação (Proteção).
Após a entorse: repouso e gelo
Agora é oficial, sofreu uma entorse. Comece com o repouso da articulação sem carregar o peso do corpo (Descanso). Para limitar a inflamação, como regra geral, pode aplicar imediatamente, bem como nos dias seguintes, o frio (gelo), vinte minutos a cada 2 ou 3 horas durante 24-36 horas.
Ligar o joelho ou o tornozelo
Quando a sua articulação estiver em repouso completo, pode envolver o seu tornozelo com uma ligadura, a qual irá permitir mantê-lo imobilizado e reduzir a formação do edema (Compressão). Se quiser ter a certeza de contém ainda mais o edema, levante a sua perna. Como? Por exemplo, mantenha a perna elevada assentando-a numa pilha de almofadas (Elevação).
Com uma entorse de primeiro grau, a recuperação não será difícil
Se teve uma entorse de primeiro grau, em que a lesão é relativamente ligeira, será suficiente uma ligadura funcional combinada com alguns dias de descanso. Por fim, tudo correu bem: a recuperação não será difícil.
Três semanas para uma entorse grave do tornozelo
Se se tiver magoado mais e se a entorse, por exemplo no joelho ou no tornozelo, for de segundo grau, consulte o seu médico para que indique especificamente tudo o que tem de fazer.
Se não conseguir mover-se, ligue para o cirurgião
Se tiver uma entorse de terceiro grau, é improvável que se consiga mexer. Neste caso, tenha presente que o seu traumatismo irá provavelmente exigir uma intervenção ortopédica.