
Soluções para ajudar a respirar melhor
Sinusite, rinite, faringite, laringite e otite: cinco termos diferentes para definir as inflamações das suas vias respiratórias. Como remediar? Do banho turco para o nariz até à terapia com antibióticos, vamos apresentar-lhe todas as diferentes possibilidades que tem para tratar estas infeções, ligadas muitas vezes à época do inverno. No entanto, se tiver uma infeção terá que consultar obrigatoriamente o seu médico.
Contra a sua sinusite, dê um banho turco ao nariz
Tem sinusite? Como deve ter reparado, tem dificuldade em respirar e muitas vezes sentirá a cabeça pesada. É isso mesmo: a sinusite é uma inflamação da mucosa que reduz as funções normais do sistema respiratória superior. Se o seu médico confirmar o diagnóstico, a primeira coisa a fazer será dizer adeus ao tabaco e inalar vapor duas vezes por dia: um banho de vapor com água quente salgada que pode fazer simplesmente com uma bacia e uma toalha. Tem apenas que respirar pelo nariz e pela boca o fumo da sua infusão quente.
Com rinite, utilize a irrigação nasal
Se tiver rinite, sentirá o nariz "seco" e terá alguma dificuldade na deglutição. Não se preocupe: são os sintomas clássicos desta inflamação das vias respiratórias. Como pode intervir? Simples, recomendamos uma irrigação nasal micro-ionizada com um instrumento que se liga ao aerossol de êmbolo, assim poderá lavar profundamente a sua cavidade nasal e puxar as secreções para o exterior. Para além de garantir a máxima higiene, a irrigação nasal também elimina os pólenes, principal responsável pela rinite alérgica.
Uma solução natural para a inflamação da garganta
A faringite, come indica a própria palavra, é a inflamação da faringe. Entre nós, comuns mortais, é chamada dor de garganta e pode ser crónica ou aguda. Neste último caso, terá de perguntar ao seu médico que medicamentos usar. Se for uma forma ligeira ou sazonal da dor de garganta, pode escolher qualquer produto natural como o própolis ou o eucalipto, que garante a desinfeção de toda a cavidade oral.
Com a laringite, recorra a um descongestionante ou antibióticos
O seu tom de voz caiu para o fundo do pentagrama? Se é um fumador inveterado, não se surpreenda: a laringite, a inflamação das vias respiratórias que afeta as cordas vocais, faz parte do jogo. Recorde que os principais sintomas da laringite são rouquidão, tosse seca, dor aguda na garganta e, por vezes, também febre. Neste caso, deverá entrar em contacto com o médico, o qual irá prescrever provavelmente medicamentos descongestionantes para aliviar os sintomas de ardor provocados pela inflamação. E se tiver uma infeção? O seu médico irá prescrever a terapia antibiótica adequada para si.
Para a inflamação do ouvido, escolha um pano quente
O seu ouvido ficou carmesim ou já não ouve tão bem? Poderá ter uma otite, uma inflamação do ouvido. Se tiver uma criança, irá aperceber-se imediatamente, porque irá chorar inconsolavelmente abanando muitas vezes a cabeça. Nestas situações, que para si que é um adulto quer para a sua criança, será melhor dormir com a cabeça elevada para reduzir o inchaço e colocar um pano quente no ouvido. Apenas sob aconselhamento médico, desde que o tímpano não esteja perfurado, pode recorrer a gotas analgésicas e anti-inflamatórias ou, no caso de infeção, a antibióticos.