5 truques para uma injeção... sem dor!
Alguns truques, conselhos práticos e psicológicos para enfrentar melhor o encontro com uma injeção. O relaxamento e uma massagem na área da injeção antes da picada podem tornar a tarefa menos dolorosa.
1 - Relaxamento e massagem anti-dor
Poucos minutos antes da injeção, tente relaxar um pouco, pense em alguma coisa agradável que o faça sorrir. Em seguida, aplique uma massagem com um pouco de pressão dos dedos na área da injeção, o que permite "distender” a zona onde o medicamento será injetado... um truque ótimo para afastar a dor! Quando se massaja a área da injeção escolhida, por vezes pode haver alguma contração muscular involuntária.
2 - Injeção, não em zonas sensíveis
Não se preocupe: as zonas muito "sensíveis", tais como a garganta, por exemplo, são à partida excluídas para receber uma injeção... desta forma também a dor é eliminada.
3 - Injeção bem sucedida à primeira... stop à dor!
Para reduzir uma eventual sensação de dor... hesitar é proibido! A injeção é realizada numa única manobra que necessita de uma combinação de decisão e rapidez, quer quando se insere, quer quando ser retira a agulha.
4 - Contra a dor, a agulha mais pequena é a melhor
As agulhas com um diâmetro exterior o mais pequeno possível, no entanto adequado à área da picada e ao tipo de medicamento e à injeção, permitem administrar o medicamento com a rapidez correta e sem a dor provocada por uma libertação excessiva do medicamento.
5- Injeção sem dor: o tempo também conta
É sabido: injetar o medicamento lentamente e de forma consistente ajuda a evitar a dor. Em particular, a administração nunca é mais rápida do que 1 mililitro por 10 segundos. Siga esta regra para facilitar a absorção do medicamento e minimizar a dor.