O ABC da injeção subcutânea

Se está a fazer uma terapia não-oral para a diabetes, a injeção subcutânea é o seu compromisso fixo. É um tipo de prática que lhe permite absorver o medicamento de modo constante. Encontram-se aqui os cinco passos fundamentais da injeção subcutânea a seguir para evitar erros.

As primeiras três coisas que nunca podem faltar antes da injeção subcutânea? Uma compressa para desinfetar a zona onde injetar o medicamento, a caneta recarregável ou já cheia com insulina (ou outros medicamentos) e que, em alguns casos, já contém a dose recomendada, com a sua agulha-caneta ou a tradicional seringa de insulina.

Tudo começa com a escolha da agulha

Existem três tipos de agulhas para a injeção subcutânea, que variam de acordo com o comprimento: entre as mais comuns, com 3,5, 6 e 8 mm. Deve saber que, de acordo com o comprimento da agulha que o diabetologista prescrever no plano terapêutico, terá de adotar a técnica correta para executar a injeção.

Como administrar a injeção subcutânea com a agulha de 3,5 milímetros

Utiliza a agulha de 3,5 mm para a sua injeção subcutânea? Tem em mãos a opção mais fácil: basta colocar a agulha alinhada perpendicularmente em relação ao ponto onde pretende injetar insulina.

Como administrar a injeção subcutânea com a agulha de 6 milímetros

Neste caso, para a injeção subcutânea com a agulha de 6 mm, deverá posicionar a agulha obliquamente, inclinada a 45º em relação ao local da injeção

Como administrar a injeção subcutânea com a agulha de 8 milímetros

Se usar a agulha de 8 mm, terá de administrar a injeção subcutânea seguindo a técnica com dobra, ou seja, beliscando entre dois dedos a área da pele onde pretende injetar a insulina e inserir a agulha perpendicularmente.

4 partes diferentes do corpo para a sua injeção subcutânea

Uma sugestão? Para evitar a formação de lipodistrofia ou outras complicações, mude sempre o local onde administra a injeção subcutânea. Alterne a injeção entre braços, abdómen, coxas e nádegas e também dentro da área escolhida. Não dar a injeção sempre no mesmo ponto da área que escolheu: afaste-se pelo menos 1 centímetro.

Está pronto para passar à ação com a injeção subcutânea? Veja também o vídeo Pic it Easy!

Foi útil para si?

Este formulário não necessita de resposta. Para qualquer dúvida ou pedido de informações, utilize o formulário na página "Contactos".

Também pode estar interessado em:
  • A terapia para a diabetes: insulina, estilo de vida e calorias

    Como sabe, existem várias formas de diabetes, algumas mais graves do que outras. Uma recomendação: para saber qual é a terapia mais indicada para si deve consultar sempre o seu diabetologista. Eis um breve resumo do que oferece ...

    Saiba mais
  • 5 mitos sobre a diabetes, da dieta ao estilo de vida

    Circulam mitos e informações sobre a diabetes nem sempre fundamentadas. Eis os 5 mitos sobre a diabetes: começando na dieta, passando pelo consumo de açúcar até chegar às injeções de insulina.

    Saiba mais
  • Quantos tipos de injeções existem?

    É importante orientar-se no mundo diverso das injeções parenterais: desde a intramuscular até à endovenosa, cada tipo de injeção tem medicamentos associados e está os respetivos tempos de absorção do princípio ativo. Vamos ...

    Saiba mais
Pode interessar-lhe
  • AirProjet Plus

    É a ponta de lança da linha Pic Air, um aerossol de ultrassons rápido e silencioso com design compacto DLS.

    Saiba mais
  • Help Rapid

    É um medidor de tensão arterial digital automático de braço com braçadeira pré-formada Pic Ready, fácil de colocar e posicionar corretamente. Possui ...

    Saiba mais