Medo de agulhas... pode superá-lo!
Se tem medo de agulhas, não é um alienígena: entre 10-20 por cento da população sente alguma adversão a agulhas e injeções, como é o seu caso. Não se preocupe, vamos agora explicar como superar esta pequena fobia.
Relaxar e falar com os médicos
Se, antes da injeção, conversar um pouco com o pessoal de enfermagem ou com os médicos, estará certamente mais relaxado e terá um pouco menos de medo das agulhas! O médico irá conversar consigo sobre o que é necessário para dar a injeção e irá tomar todas as precauções para tornar o processo menos doloroso e reduzir o seu medo de agulhas.
Tem medo de agulhas? Levante as pernas!
Se tem medo de agulhas, pouco antes da injeção levante as pernas, é uma manobra que pode servir para distrair e aliviar alguns dos sintomas da fobia de agulhas, sobretudo porque aumenta a circulação do sangue para o cérebro. Levantar as pernas e manter a cabeça deitada irá ajudá-lo a afastar o "risco de desmaio" perante a vista da agulha.
Traga amigos, conte ovelhas ou ouça música
Para superar o medo de agulhas, pode convidar alguns amigos para estar consigo durante a injeção, vão ajudar a tranquilizá-lo. No entanto, se estiver sozinho, para se distrair da injeção, pode contar ovelhas por ordem decrescente ou ouvir música com auriculares. A sua mente estará assim certamente ocupada!
Se for administrada na nádega, não vê a agulha
Se optar por dar a injeção na nádega, não verá a agulha quando for inserida para a injeção. Em alguns casos, é um pequeno truque que pode contribuir para reduzir o medo.
Encontrar a segurança certa!
Antes de levar uma injeção, para superar o medo das agulhas, lembre-se que deve ter confiança nos médicos e enfermeiros, são pessoas selecionadas com base na sua capacidade de dar a picada da forma menos dolorosa possível.
Cara-a-cara com a agulha: dor zero
Se quer superar o medo de agulhas a todo o custo, vamos mostrar-lhe a o cominho mais direto: olhe para a agulha durante a injeção e sentirá menos dor. De acordo com algumas investigações científicas recentes, pode superar o medo de agulhas apenas com um contacto cara-a-cara com o "carrasco".