Febre, onde medir?

Não sabe onde medir a febre? Pare com a indecisão! Pode medir a febre em 5 zonas do corpo: axilas, boca, ânus, ouvido e testa. Dependendo de onde é medida, muda o tipo de termómetro. Encontram-se aqui algumas regras a seguir antes da medição.

Quer medir a febre na axila? É seguro, se o termómetro estiver na posição correta

Para medir a febre, o método mais tradicional que pode escolher é colocar um termómetro debaixo da axila. Neste caso, pode usar um termómetro de vidro ou um digital. É uma prática segura e não invasiva, pode escolher sem stress, mas lembre-se que a posição do termómetro é fundamental: insira-o corretamente sob a axila, paralelamente ao tronco e perpendicularmente à axila.

Sabia que entre a axila direita e a esquerda, a temperatura muda?

Quando for medir a temperatura, lembre-se que os valores de medição nas axilas podem ser influenciados pela temperatura ambiente, suor, humidade e outros parâmetros. Também tenha em mente que entre a axila direita e a esquerda há diferenças que podem superar 1,4 ºC. Portanto, não se esqueça de medir a temperatura sempre do mesmo lado!

Para evitar erros, seque a axila e coloque bem o termómetro

Decidiu medir a febre com o termómetro debaixo da axila? Para correr o risco de cometer erros, seque antes a axila e coloque a ponta do termómetro o mais acima possível. O braço deve permanecer encostado ao corpo durante o tempo indicado nas instruções.

Para medir a febre na boca, tenha cuidado quando come ou bebe

É uma das áreas de mais fácil acesso: se tiver optado por medir a febre na boca, pode usar um termómetro digital ou um de vidro. Antes de efetuar a medição não se esqueça que a temperatura registada pelo termómetro pode ser alterada se tiver comido recentemente alimentos quentes frio. Não quer enganar-se? Aguarde pelo menos 15 minutos depois de ter comido ou bebido.

Medir a febre, eis o método infalível

Talvez seja o método mais desconfortável (tem que estar sempre deitado), mas a temperatura retal, por muitos ainda considerada o método infalível para medir a febre, é outra possibilidade. Pode escolher um termómetro de vidro ou digital: é claro, trata-se de um dispositivo invasivo.

Medir a febre no ouvido, aprender a fazê-lo

Se quiser medir a febre no ouvido, pode comprar um termómetro de infravermelhos de ouvido, o único que permite calcular a temperatura através do ouvido. É o mais rápido dos termómetros, mas primeiro tem de saber como o usar. Lembre-se de ler atentamente as instruções de utilização. O que importa é a posição exata no pavilhão auricular e a ausência de cera ou infeções.

Medir a febre na testa, tem três opções!

Para medir a febre na testa pode escolher um termómetro de infravermelhos de contacto, um à distância ou um de cristais líquidos. Deve posicionar o termómetro na testa, ou apenas aproximá-lo se for sem contacto. Tenha presente que a solução de cristais líquidos, sendo fácil, é a menos precisa, enquanto que os infravermelhos têm a mesma fiabilidade de um termómetro digital.

Foi útil para si?

Este formulário não necessita de resposta. Para qualquer dúvida ou pedido de informações, utilize o formulário na página "Contactos".

Também pode estar interessado em:
  • Termómetro de infravermelhos, eis como medir sem erros

    À distância ou com contacto, sabe que o termómetro de infravermelhos é o mais rápido de todos os dispositivos que pode escolher para medir a temperatura corporal? É um instrumento muito prático: mas tenha presente algumas ...

    Saiba mais
  • Baixar a febre! 5 segredos para a fazer descer

    Quer uma trégua da febre? Beba muita água, use pouca roupa, aplique gelo de vez em quando. Último conselho? Tente tomar um duche morno.

    Saiba mais
Pode interessar-lhe
  • ThermoEasy

    ThermoEasy é um termómetro de testa de infravermelhos para medir a febre por contacto. Simples e intuitivo, foi desenhado de acordo com a "filosofia DLS".

    Saiba mais
  • Vedo Miss Bibì

    Termómetro tartaruga para os mais pequenos

    Saiba mais
  • Vedo Mister 8

    Termómetro polvo para os mais pequenos

    Saiba mais