Spray, irrigação nasal e aerossol para respirar a plenos pulmões
Sabemos muito bem: as vias respiratórios são tratadas de A a Z. Mas o que utilizar? Vamos ver em conjunto uma escolha com base no estado das nossas vias respiratórias: da lavagem nasal, para impedir a constipação, até à irrigação nasal para a rinite, e por fim o aerossol para inflamações mais graves e asma.
Para a prevenção diária, encontro regular com a irrigação nasal
Se pretende prevenir as constipações ou outras doenças das vias respiratórias nas estações frias, aprenda a limpar as suas vias nasais. A melhor solução para si é a irrigação nasal com a solução fisiológica, uma mistura de água e sais minerais que vai fazer uma limpeza de todas as secreções produzidas no nariz. Em teoria, poderia fazê-la todos os dias e não apenas no inverno. Neste caso, existem vários instrumentos para o fazer: o mais fácil e mais cómodo é o spray nasal.
Para rinite e alergias, use a irrigação nasal micro-ionizada
No entanto, se tiver sintomas de rinite, uma forma de alergia das vias respiratórias, deve passar para algo mais intenso do que o spray. Como o a irrigação nasal micro-ionizada, por exemplo, um instrumento ligado ao aerossol de êmbolo que lhe permite lavar profundamente a cavidade nasal. Qual é a situação ideal para si? Além de garantir uma higiene irrepreensível, a irrigação nasal também remove pólen, o principal responsável pela rinite alérgica.
Sabe que a humidade da mucosa é importante?
A irrigação nasal mantém as mucosas húmidas, uma condição importante que fica comprometida na presença de muco. Já deve ter ouvido falar do nariz "seco". Se tiver uma rinite aguda, a irrigação nasal reduzirá drasticamente a duração da infeção e quase pode dizer adeus a qualquer forma de patologia potencialmente destinada a tornar-se crónica.
Use o aerossol para infeções e asma
Se o seu médico sugerir que comece uma terapia com aerossóis, significa que a sua inflamação das vias respiratórias não pode ser resolvida com a irrigação nasal. Neste caso, existem dois tipos de medicamentos que pode utilizar, de acordo com a prescrição do seu médico: mucolíticos, se as suas vias respiratórias estiverem obstruídas com expetoração, ou broncodilatadores, que relaxam rapidamente os músculos dos brônquios e permitem atenuar, por exemplo, os sintomas de um ataque de asma.