Lavagem intestinal: enteroclisma, pera com cânula rígida ou com cânula macia?
Pelas palavras pode parecer uma brincadeira de criança, mas não é. São produtos que ajudam a encarar com serenidade a sua lavagem intestinal doméstica, sem necessitar de uma consulta médica ou de se deslocar ao hospital. A tecnologia médica em evolução oferece-lhe atualmente instrumentos para o ajudar na lavagem intestinal comodamente em sua casa. Percorremos juntos todas as soluções que podem ser adequadas para si - e para o seu intestino.
A primeira lavagem intestinal
Se decidiu limpar o seu organismo, então chegou o momento de enfrentar pela primeira vez uma lavagem intestinal. Não se preocupe: não é obrigado a deslocar-se ao hospital, poderá fazê-lo comodamente em sua casa. São basicamente três os produtos do mercado que pode usar: o enteroclisma, a pera com cânula rígida ou pera com cânula macia. Todos com um único objetivo: a limpeza do seu intestino.
Pode fazer o enteroclisma em casa
Se estiver em casa ou outro ambiente onde esteja à vontade, o enteroclisma permite que realize uma lavagem intestinal completa, sem problemas. O enteroclisma é um sistema muito eficaz para lavagens intestinais mas um pouco mais complexo. O que o compõe? Existem 5 partes separáveis: o irrigador, o saco de plástico ou recipiente rígido com capacidade até 2 litros e escala graduada, os tubos e as duas cânulas, uma para a irrigação anal e outra para a lavagem vaginal . Com o enteroclisma consegue limpar eficazmente o seu cólon em toda a sua extensão; mas lembre-se que funciona por gravidade, pelo que deve colocar o saco de plástico num nível mais elevado em relação à posição do seu corpo.
O enteroclisma que cabe na mala
Tenha presente que, apesar de o enteroclisma ser um instrumento bastante complexo e com vários componentes, existem agora no mercado soluções para viagem que têm um kit completo, concebido para ocupar pouco espaço na sua mala, sem nunca abdicar da qualidade.
Se tiver pouco tempo, escolha a pera com cânula rígida ou macia
Se, no entanto, não tiver tempo a perder ou se tiver urgência em fazer uma lavagem intestinal, aconselhamos que recorra ao clister tradicional. É um instrumento tão pequeno que pode caber no bolso ou na mala que usa para ir às compras. No caso de uma criança, considere que o fator tempo é fundamental e só poderá escolher a pera com cânula rígida ou macia. O seu filho dificilmente poderá adaptar-se a um procedimento complexo como o enteroclisma.
Comparação entre pera de enema e bisnaga: semelhantes mas diferentes
Tem razão, o formato das peras de enema e das bisnagas é muito semelhante à primeira vista. Na verdade, diferem em alguns pequenos detalhes, mesmo que a sua utilização seja basicamente intermutável. Começamos com a pera com cânula rígida: é composta por duas partes distintas que podem ser separadas, a pera de borracha e a cânula rígida. Permite assim a limpeza completa do interior da pera no final da utilização. Lembre-se que tem de introduzir bem a cânula no interior da pera, para evitar qualquer risco de desprendimento e invasão dos seus intestinos. A pera com cânula macia é, pelo contrário, uma peça única de borracha, não-desmontável, com cânula flexível. Dado que não pode ser desmontada, deve ter o cuidado de a encher e esvaziar várias vezes.
A capacidade da pera com cânula rígida ou macia
O clister - pera com cânula rígida ou macia - pode ser calibrado com base nas suas necessidades. Tem geralmente uma capacidade que varia entre um mínimo de 25 ml de água ou de outras soluções até um máximo de 180 ml para as lavagens intestinais mais difíceis.