A lavagem intestinal, saúde interior
Hoje, na ausência de estudos que atestem a validade da lavagem intestinal, esta tem sido relegada para a chamada medicina alternativa, mas a sua importância continua a ser uma certeza para a saúde de todo o nosso organismo.
A cura está nas vísceras” afirmava Hipócrates, cientista grego considerado o pai da medicina. A medicina aiurvédica, cujos vestígios escritos se encontram nos livros sagrados da Índia, com 2000-2500 anos, acredita que mais de 70 por cento das doenças que afetam os seres humanos têm origem no intestino.
A lavagem intestinal como terapia alternativa
A lavagem intestinal, que elimina todas as toxinas presentes no corpo, deve ser a base de qualquer terapia, mas hoje, na ausência de estudos que atestam a sua validade, este capítulo tem sido relegado para a chamada medicina alternativa. O intestino não é importante apenas para os processos de digestão e de eliminação, mas também para a saúde de todo o corpo. É por isso que a lavagem intestinal foi sempre considerada como uma espécie de panaceia para a saúde humana.
A lavagem intestinal à base de água da torneira
A lavagem intestinal consegue eliminar as células mortas, muco e bactérias que podem causar infeções, e permite a introdução de eventuais medicamentos. É uma prática que pode ser realizada por um médico ou em sua casa. A lavagem intestinal doméstica é realizada com uma série de instrumentos adequados que, ligados à torneira, inserem água no reto recolhendo o material que é libertado durante a subida. A água introduzida relaxa delicadamente o cólon e estimula a contração das vísceras que a elimina através do tubo de descarga.
Uma prática recomendada para o cólon irritável e a obstipação
A lavagem intestinal é um método eficaz para promover o bem-estar da pessoa e para melhorar uma série de problemas intestinais, tais como obstipação, diarreia, hemorróidas, cólon irritável. A lavagem intestinal é assim normalmente usada na preparação para colonoscopia ou outros exames radiológicos. Após a lavagem intestinal, a designada flora bacteriana benéfica aumenta, ou seja, consegue proteger a saúde do organismo humano.