Aerossol: acessórios completos para a sua respiração
Todos os aerossóis têm o tubo de ligação, a ampola ou a esfera onde se coloca o medicamento e os acessórios de inalação. O bocal, a máscara, a forquilha e a irrigação nasal. Vamos ver em conjunto os prós e contras de cada um destes acessórios.
Bocal, acessório ideal, mas não para crianças
O acessório ideal para a terapia com aerossol é o bocal, porque permite inalar o medicamento sem o risco de perder parte. O bocal é como uma autoestrada através da qual o aerossol chega diretamente às suas vias respiratórias. Tenha em conta que, em qualquer caso, não é a solução mais fácil de usar. Tem de o utilizar com a boca fechada e o nariz apertado com os dedos. Se tiver uma criança, não é seguramente o tipo de acessório mais indicado, porque implica uma série de manobras forçadas a que o "pequeno" não se habituará facilmente.
Máscara, aconselhada, mas tenha cuidado como a utiliza
No caso de um tratamento com aerossol para o seu filho, o acessório que deverá considerar é a máscara. Basta ter presente que a principal desvantagem da máscara é a possível dispersão do medicamento se não for posicionada de forma a aderir bem ao rosto.
Forquilha nasal, um acessório "raro"
Apresentamos a forquilha nasal: um outro acessório que pode optar por utilizar para inalar o medicamento em aerossol. Lembre-se que é um acessório que pode ser usado apenas nos casos em que irá precisar de nebulizar o medicamento, ou uma solução fisiológica, diretamente na mucosa do seu nariz para a manter limpa. Não existem muitos modelos no mercado: normalmente a irrigação nasal é a preferida.
Irrigação nasal, apenas com aerossol de êmbolo
A irrigação nasal é a melhor alternativa para a aplicação do aerossol à base de soluções fisiológicas: é menos incómoda e muito mais rápida. Recorde que uma irrigação nasal só pode ser usada com aerossóis de êmbolo e com uma pressão de aplicação adequada