A farmácia, um prestador de serviços: a nova face da farmácia
Desde 2011 as farmácias mudaram a sua face: agora não são apenas uma "loja", mas sim um ponto de referência sólido para a nossa saúde, onde poder fazer análises de sangue, marcar uma consulta de especialidade ou mesmo realizar o controlo remoto da tensão arterial. Daí o nome "Farmácia de Serviços".
Nas farmácias, também testes ao sangue e de glicemia
A nova normativa ministerial alarga o leque de exames que podem ser realizados na farmácia. Para além da medição de tensão arterial comum, podem ser realizadas agora na farmácia de serviços também testes ao sangue para medir em tempo real os parâmetros mais comuns (como a hemoglobina, transaminases e hematócritos) mediante a colheita de algumas gotas de sangue capilar. Pode ainda fazer análises da urina para verificar a composição, determinação da glicemia, colesterol e triglicéridos. Para completar os serviços, há ainda a possibilidade de fazer testes de ovulação, gravidez e menopausa, em conjunto com o exame colón-retal para a deteção de qualquer sangue oculto nas fezes. Muitas farmácias têm assim reservada uma área especial onde poderão ajudar o cliente durante as fases de teste com profissionais de saúde, adequada e constantemente formados. Apesar do aumento dos serviços oferecidos, a nova normativa também estabelece limites. O farmacêutico, por exemplo, não pode efetuar colheitas de sangue ou de plasma com seringas nem intervenções reservadas a outras profissões autorizadas.
Na farmácia de serviços, controlo remoto da tensão arterial
Tem sido sempre possível controlar a tensão arterial na farmácia, mas atualmente, graças à telemedicina, também pode solicitar a monitorização dinâmica da tensão arterial durante 24 horas, alugando um dispositivo especial chamado Holter (em termos técnicos, APBM 24h). No final da sua utilização, o instrumento é devolvido à farmácia e o farmacêutico imprimirá o relatório com os valores de tensão arterial, para que o doente possa regressar ao seu centro de cardiologia para uma avaliação correta dos dados.
As consultas de especialidade são marcadas na farmácia
Graças à informatização das farmácias, é possível fazer agora marcações de consultas e exames de especialidades, tanto em organismos públicos como privados, para evitar longas filas nos balcões. A nova normativa das farmácias de serviços introduziu este serviço pensando especialmente em quem vive longe dos locais de marcação. Também pode pagar a taxa moderadora e levantar os respetivos relatórios médicos.
A enfermeira atrás do balcão
Se até ontem encontrar uma enfermeira para fazer um ciclo de injeções era pelo menos problemático, com as novas farmácias de serviços uma enfermeira estará disponível diretamente atrás do balcão. Graças aos acordos com enfermeiros profissionais, em determinados momentos do dia pode recorrer à farmácia para uma injeção intramuscular ou para um curativo em ambientes protegidos e cumprir as normas de higiene previstas pelos regulamentos.
Entrega ao domicílio de medicamentos para os mais vulneráveis
Entre os novos serviços oferecidos pelas farmácias, será possível ainda agendar a entrega ao domicílio dos medicamentos prescritos pelo médico para as pessoas mais vulneráveis, tais como os que não conseguem andar, idosos que vivem sozinhos ou gravemente doentes sem assistência. Existe um número verde dedicado - 800 189 521 - durante a semana das 9 às 18: um operador irá averiguar que existem os requisitos para beneficiar do serviço, colocará o doente em contacto telefónico com a farmácia mais próxima para que possam acordar o levantamento da receita - se necessário - e a entrega do medicamento. É bom recordar que o serviço é gratuito, não garante entregas urgentes e está a funcionar em todo o território italiano, com exceção das províncias de Cuneo e Génova.