É necessário pouco para baixar a pressão arterial
O seu desafio: reduzir a pressão arterial alta e prevenir o risco de hipertensão. Encontra-se aqui uma série de conselhos práticos que o irão ajudar a alcançar o objetivo: são passos simples que pode dar no dia-a-dia, começando por uma alimentação rica em fibras combinada com um pouco de atividade desportiva.
Sem sal, pressão arterial mais baixa e ossos mais resistentes
Já ouviu falar que o consumo diário excessivo de sal é um dos principais responsáveis pela pressão arterial alta, que por sua vez pode causar doenças do sistema cardíaco e cerebrovascular? É verdade. E é por isso que com um menor consumo de sal irá melhorar a funcionalidade do coração, dos vasos sanguíneos e dos rins, e também irá aumentar a resistência dos seus ossos.
Mantenha a agulha da balança sob controlo
Se se preocupa com a pressão arterial alta e com o seu coração, controle regularmente a balança. Tem algum excesso de peso? Para evitar o risco de hipertensão, alguma dieta e alguns quilos a menos servirão para reduzir a presença de gorduras no sangue, de modo a proporcionar maiores benefícios para o seu coração. Sabia que, para cada quilo a menos, a pressão arterial diminui um milímetro de mercúrio? Um excelente resultado!
Deixe de fumar!
A sua pressão arterial alta será apenas uma recordação quando deixar de fumar: a nicotina contida nos cigarros aumenta a pressão, os batimentos cardíacos e a quantidade do sangue bombeado pelo coração na circulação e nas artérias coronárias. Não há como fugir: o tabagismo é uma das principais causas de hipertensão, mas se parar reduz até 50 por cento a probabilidade de derrame e cinco vezes a de ter outras patologias cardiovasculares. Para além do tabagismo, damos outro conselho, não exagere no álcool.
Com frutas e legumes, a pressão arterial desce
Se tiver a pressão arterial um pouco alta, tente comer mais frutas e vegetais. São alimentos que contribuem para eliminar os radicais livres do seu organismo, uma das principais causas de danos nos seus vasos sanguíneos. Mas não só: as frutas e os legumes também contêm potássio, um sal mineral que por si só consegue baixar a pressão.
Muito desporto e controlo do stress
Uma atividade física regular permitirá queimar as calorias que consome em excesso ou começar finalmente a perder peso. O melhor exercício que pode fazer é caminhar ou nadar durante meia hora por dia. Com este pequeno sacrifício os seus valores de pressão arterial vão diminuir 5-10 por cento. Tenha em conta que também a ansiedade e o stress aumentam a sua pressão arterial. Se os conseguir controlar, terá um benefício imediato.
Praticar os desportos anti-hipertensão
Se sofre de hipertensão, existem muitos desportos adequados para si, tais como: andar de bicicleta em superfícies planas, esqui, natação, golfe, correr ou andar em terreno plano, caminhadas, patinagem, canoagem turística, bowling, pesca desportiva e tiro. Todos os desportos de resistência, aeróbicos, são perfeitos para baixar a sua pressão arterial.