Uma viagem no mundo das seringas e das agulhas descartáveis
Das seringas descartáveis, passando pelo suporte, dispositivos que se integram com a agulha descartável, para chegar às seringas pré-carregadas. O mundo das agulhas: conhece a agulha butterfly"?
Sabe que as agulhas e as seringas descartáveis reduzem a probabilidade de infeções. Existem seringas com agulhas descartáveis e outros dispositivos que eliminam o risco de contrair vírus.
A variedade das seringas
As seringas descartáveis mais comuns, que são eliminadas após a injeção, distinguem-se pela sua capacidade: dependendo da utilização, pode encontrar de 2,5 e 5 ml (as mais comuns) até 100 ml. Em ambulatório, pode acontecer que veja dispositivos particulares em que a agulha está ligada a um cilindro de plástico, denominado "suporte" onde está inserida um tubo de ensaio. Quando se utilizam? Principalmente durante as colheitas, para transferir a amostra de sangue em total segurança, com a possibilidade de retirar mais amostras, substituindo simplesmente o tubo de ensaio e evitando assim a perda de sangue e a contaminação.
As agulhas butterfly têm asas
Já ouviu falar da "agulha butterfly"? É a agulha indicada para terapias de curta duração, de administração única e colheitas de sangue, cuja forma é semelhante à de uma borboleta com as asas abertas. E utilizada particularmente em crianças ou em caso de acessos venosos difíceis. As agulhas butterfly e as seringas são descartáveis. Depois de colher a amostra, a agulha é imediatamente descartada.
O calibre da agulha
Pense que, como para uma pistola, também a agulha tem um calibre, que corresponde à capacidade de injeção do medicamento. O calibre é o poder de fogo da agulha. Por norma, as agulhas com um calibre igual a 20 ou 21 G são as mais comuns. O calibre é a medida utilizada para calcular a capacidade da agulha, que diminui ao aumentar a medida (e vice-versa). As colheitas em veias pequenas ou particularmente frágeis são realizadas com calibres inferiores.
Um olhar sobre as seringas pré-carregadas
Atualmente, as seringas pré-carregadas, ou seja, que contém já o medicamento a administrar, estão em forte ascensão, devido à sua capacidade de eliminar o risco de contaminação e de erros de dosagem.