Após uma cirurgia, a ferida cirúrgica precisa de si!

As feridas cirúrgicas, como sabemos, não são brincadeira: por isso é importante conhecer as regras e as soluções para uma cicatrização rápida. Primeiro que tudo, mantenha limpo o espaço onde passa a maior parte do tempo: a higiene é uma regra de ouro. Depois, para a medicação da sua ferida cirúrgica, precisará também de um desinfetante para se proteger contra os micro-organismos que possam causar uma infeção. E ter cuidado para não usar produtos tóxicos!

Higiene e limpeza: as regras de ouro para o tratamento da ferida cirúrgica A primeira coisa a fazer para tratar uma ferida pós-operatória é protegê-la contra micro-organismos e bactérias, sempre à espreita para causar uma infeção. Neste caso, ficaríamos em apuros! Estas são as palavras de ordem para tratar a sua ferida cirúrgica: higiene e limpeza.

Utilize uma solução fisiológica para limpar a ferida

A higiene e a limpeza são dois pontos essenciais que deve observar ao limpar a ferida inicialmente apenas com água, mas com frequência. Tenha cuidado para não tocar nos pontos da costura, que correm o risco de saltar. Em alternativa à água, aconselhamos a utilização de uma gaze embebida em solução fisiológica.

O desinfetante reduz a possibilidade de infeção

Passemos agora às ações mais importantes. Se quiser eliminar de todo, ou quase, a possibilidade de infeção na sua ferida cirúrgica, a água não é suficiente. Para evitar que as bactérias e outras substâncias tóxicas se infiltrem na ferida cirúrgica, terá de a tratar desinfetando-a todos os dias com um antissético específico. Pergunte ao seu médico, ele saberá certamente indicar a solução mais indicada para a sua ferida cirúrgica.

O penso, proteção absoluta para a ferida

Para proteger a sua ferida cirúrgica, deverá aplicar um dos curativos mais comuns: o penso. Informe-se sobre o tipo a escolher, pedindo ajuda ao seu médico ou ao cirurgião. Sabe qual é a grande vantagem do penso? Mantém os rebordos da ferida cirúrgica secos e é um curativo que permite a entrada do oxigénio na ferida. Resultado? Caminho traçado para a cicatrização da sua ferida cirúrgica!

Preparou-se bem para o tratamento da sua ferida cirúrgica?

Chegou o momento de passar à ação. Veja também o vídeo de Pic it easy!

Foi útil para si?

Este formulário não necessita de resposta. Para qualquer dúvida ou pedido de informações, utilize o formulário na página "Contactos".

Também pode estar interessado em:
  • Suturar a ferida, agulha e linha na pele

    Aviso importante: vai precisar de pontos de sutura se fizer uma ferida profunda que atinja a gordura subcutânea. Os pontos para suturar a ferida vão ajudar a cicatrizar a pele e a acompanhar a recuperação dos tecidos. Descrevemos ...

    Saiba mais
  • A cicatrização da ferida

    Parabéns: o tratamento que fez demonstrou ser eficaz! Estes são os sintomas e os sinais que ajudam a perceber se a cicatrização da sua ferida está a seguir o seu curso natural. Será suficiente algum teste para saber se está no ...

    Saiba mais
  • A ferida, uma fratura na pele

    As feridas são as lesões da pele que interrompem a sua continuidade. É como se, na superfície do corpo, se abrisse uma fratura, uma laceração. Pode ser uma ferida "de nada" ou algo mais grave: a palavra ferida é usada com ...

    Saiba mais
Pode interessar-lhe
  • Penso pós-operatório Soffix Med

    É um curativo em tecido não tecido para feridas cirúrgicas extensas, com gaze antibacteriana (clorexidina). Respirável e altamente absorvente.

    Saiba mais
  • Compressas Stericompress Soft

    As compressas Stericompress Soft são gazes suaves estéreis em tecido não tecido.

    Saiba mais
  • Penso pós-operatório AquaBloc

    É um curativo impermeável para feridas cirúrgicas extensas com gaze antibacteriana (clorexidina), fina e transparente. Piscina, mar ou duche deixaram ...

    Saiba mais