Contusão, uma onda de choque contra o corpo
A "pancada" clássica no joelho, no pé ou num músculo, por exemplo. Podem ser definidas como algumas dos traumas ortopédicos mais comuns na vida quotidiana. São chamadas contusões e estão associadas frequentemente a hematomas, vermelhidão da pele provocada pela acumulação de sangue na área do corpo que foi afetada.
Nem todas as contusões são iguais e são de tipos diferentes: cutâneas, musculares, dos tendões, das articulações e dos ossos. No entanto, em todos estes casos o tratamento inclui a utilização de gelo, a chamada terapia de frio, e de ligaduras de contenção.
As contusões cutâneas resultam numa ferida
O primeiro tipo de contusões refere-se à pele, e muitas vezes resulta numa ferida ou num corte. São o resultado de um contacto demasiado próximo de uma parte do corpo, como o joelho ou o pé, com um objeto rígido. O exemplo clássico de contusão cutânea é a provocada pelo bater do pé contra a perna de uma cadeira. Além da dor e de um possível ferimento, pode gerar um hematoma que, se não for grave, será reabsorvido no prazo de poucos dias.
Se o músculo estiver contraído, a contusão é violenta
A contusão nem sempre resulta num corte ou numa pequena ferida. Se o impacto ocorrer com o músculo, por exemplo, a contusão pode ser mais ou menos importante. Se o músculo das pernas estiver em repouso, não há tanta irrigação sanguínea, os tecidos são elásticos e movem-se no momento da contusão, mas voltam à posição original sem efeitos colaterais. Se o músculo estiver contraído, por exemplo durante um treino no ginásio, a contusão pode, vice-versa, causar uma equimose, um hematoma causado por uma interrupção da circulação sanguínea na área do corpo afetada, e um derrame hemorrágica significativo devido à irrigação abundante do sangue do músculo sob esforço.
A contusão nos tendões pode traduzir-se em inflamação
É importante saber também que as contusões dos tendões podem dar origem a tenossinovites desagradáveis, uma espécie de inflamação que provoca inchaço e dificuldade de movimentos.
A contusão no joelho pode necessitar de antibióticos
Existem depois as contusões articulares que afetam, por exemplo, o joelho. Neste caso, o impacto causa o derrame de sangue ou de plasma para a cavidade articular, mesmo 12 ou 24 horas depois do contacto. Gelo e descanso, mesmo sem imobilização absoluta, são as terapias mais comuns, mas em caso de infeção da articulação, deve-se intervir com antibióticos prescritos pelo médico.
Se o impacto for contra os ossos, verifica-se muitas vezes um hematoma
Passamos às contusões ósseas: o impacto, neste caso, ocorre no osso e provoca uma dor intensa, mas afeta apenas a superfície exterior dos ossos. Muitas vezes, nas contusões ósseas, forma-se um hematoma sob o periósteo - a membrana de tecido conjuntivo que cobre os ossos - o que pode necessitar de incisão e drenagem. O gelo parece ser a ação imediata mais adequada, mas não são necessárias apenas ligaduras e repouso absoluto. Deve ter particular atenção a estas contusões, dado que podem causar outras complicações. Um exemplo? As infeções no periósteo.