As queimaduras, ninguém gosta de calor
As queimaduras não são causadas apenas pelas fontes de calor. Também alguns produtos químicos com propriedades corrosivas, tais como a soda cáustica e o ácido muriático, podem queimar a pele. Para avaliar a gravidade de uma queimadura, incluindo as chamadas queimaduras do sol, tem que verificar primeiro que tudo a extensão da lesão, a área do corpo afetada e a causa original.
As queimaduras são lesões dos tecidos causadas pelo contacto com um tipo de calor elevado ou por uma substância corrosiva. Na lista das causas à origem e da gravidade de uma queimadura pode existir uma chama ou metal incandescente, água a ferver, e também o contacto com produtos químicos corrosivos, tais como a soda cáustica e o ácido muriático. Outra questão diz respeito às queimaduras solares. Também neste caso a gravidade da queimadura depende do nível de exposição descontrolada aos raios solares.
Para queimaduras, é tudo uma questão de medidas
A gravidade da queimadura depende principalmente da extensão, da área afetada e da causa original. Um queimadura de terceiro grau, mas de pequenas dimensões, por exemplo, não coloca a vida em perigo. Uma queimadura de segundo grau muito extensa, pelo contrário, pode ter um prognóstico mais grave.
Queimaduras, o mapa das zonas mais delicadas
Para avaliar a gravidade de uma queimadura deve circunscrever bem a área afetada pela lesão. É importante saber, por exemplo, se estão em causa articulações, áreas cutâneas propensas a alongamento ou partes delicadas da pele, como o rosto ou o pescoço. A gravidade das queimaduras que afetam rosto, olhos, ouvidos e órgãos genitais exige sempre uma avaliação especializada.
Queimaduras, a importância do calor
Outros fatores que condicionam a gravidade da queimadura são o tipo e o calor específico do objeto responsável pela lesão. Normalmente as queimaduras causadas por substâncias corrosivas são mais extensas. São normalmente consideradas queimaduras graves todas as que resultam de produtos cáusticos, tais como o ácido muriático, independentemente da sua extensão.
A gravidade de uma queimadura depende também do tempo
É fácil ver a influência do tempo de exposição na gravidade de uma queimadura. Algumas queimaduras de primeiro grau, que têm consequências menos graves, podem ser induzidas pelo contacto da pele durante 6 horas consecutivas com objetos a uma temperatura de 45 graus. Mas pode ocorrer uma queimadura com a mesma gravidade após 2 minutos de contacto com um objeto a 51 graus ou de um único segundo se a temperatura do contacto for de 60 graus. O contacto de apenas um segundo com um corpo a uma temperatura de 65 graus é, por vezes, suficiente para determinar uma queimadura de segundo grau.
As queimaduras provocadas pelo sol
A queimadura solar é uma lesão devida à ação do calor na pele, por exemplo, a do sol. Tal como para as queimaduras, para avaliar a sua gravidade devemos determinar a profundidade da queimadura e as dimensões da área afetada. Quanto maior for área afetada pela queimaduras solares, maior será o número de capilares danificados. A queimadura solar pode causar na pessoa afetada um estado de desidratação que se pode tornar perigoso se a área afetada e queimada exceder 15 por cento da superfície da pele num adulto ou 10 por cento no caso de uma criança.