Quando a sua ferida fica infetada

Feriu-se e tem medo que a sua ferida infete? Para ter a certeza e ficar tranquilos, encontram-se aqui os sinais para aprender a reconhecer os sintomas principais de uma infeção. Se não detetar nenhuma destas campainhas de alarme, poderá verificar e certificar-se pessoalmente que a sua ferida está a cicatrizar bem.

Se a ferida estiver inflamada, está em risco de infeção

Para saber se a sua ferida está em risco de infeção, verifique sempre se a área da pele afetada está inchada ou avermelhada. Se notar que a área em torno de sua ferida está inflamada e se a vermelhidão está a aumentar, significa que a infeção poderá estar à espreita.

Não há por onde se enganar: a infeção dói

Se a ferida está a ficar infetada, é improvável que não se aperceba. Um dos sintomas mais comum de infeção é a dor intensa e contínua, muitas vezes associada a uma sensação anómala de calor na zona afetada da ferida. Sente algum destes sintomas? Faça a coisa certa: contacte o seu médico.

Com a infeção, a ferida liberta líquidos

Observe a sua ferida para ver se liberta pus ou um líquido amarelado. É fácil de reconhecer porque pode ter um cheiro bastante desagradável. Se vir pus ou um líquido turvo a sair da sua ferida, este é um indicador-chave de infeção ativa.

Se a infeção se espalhar, aparecem linhas vermelhas

Agora só tem que examinar a área da pele em torno da sua ferida para descobrir a eventual presença de linhas vermelhas. Não há necessidade de comprar um microscópio, já que a olho nu é possível detetar as linhas vermelhas finas que saem da ferida. O que representam? Não é um bom sinal: a ferida não só infetou, como está a aumentar.

Se a infeção se agravar, ficará com febre

Se a sua ferida infetou, e se a infeção estiver a agravar-se, é muito provável que, dentro de algumas horas, tenha febre. Alguma dúvida? Só lhe resta medir a sua temperatura com um termómetro para avaliar o seu estado de saúde.

Foi útil para si?

Este formulário não necessita de resposta. Para qualquer dúvida ou pedido de informações, utilize o formulário na página "Contactos".

Também pode estar interessado em:
  • A cicatrização da ferida

    Parabéns: o tratamento que fez demonstrou ser eficaz! Estes são os sintomas e os sinais que ajudam a perceber se a cicatrização da sua ferida está a seguir o seu curso natural. Será suficiente algum teste para saber se está no ...

    Saiba mais
  • Curativo, mudar agora!

    Não sabe quantas vezes tem de mudar o penso? E a sua ligadura? Não é uma resposta fácil, depende da ferida, do tipo de abrasão ou entorse que, infelizmente, fez. Regra geral, tenha presente que deve mudar o curativo pelo menos uma ...

    Saiba mais
  • Desinfetantes, a arma contra as infeções

    O que contêm os desinfetantes que são utilizados para prevenir as infeções nas feridas? As principais soluções oferecidas pela química médica são duas: hipoclorito de sódio, o primeiro desinfetante moderno usado durante a Primeira ...

    Saiba mais
Pode interessar-lhe
  • VedoClear

    Um termómetro digital com sonda flexível, fácil de usar e fácil de ler graças ao grande ecrã, estudado de acordo com a "filosofia DLS".

    Saiba mais
  • Penso pós-operatório Soffix Med

    É um curativo em tecido não tecido para feridas cirúrgicas extensas, com gaze antibacteriana (clorexidina). Respirável e altamente absorvente.

    Saiba mais
  • Penso pós-operatório AquaBloc

    É um curativo impermeável para feridas cirúrgicas extensas com gaze antibacteriana (clorexidina), fina e transparente. Piscina, mar ou duche deixaram ...

    Saiba mais